DOM GINALDO EMANOEL CARDEAL SILVA
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
ARCEBISPO DE APARECIDA

Aos amados bispos auxiliares, padres, diáconos, seminaristas e leigos da Arquidiocese de Aparecida, graça e paz em Nosso Senhor Jesus Cristo!

Com grande alegria e profunda esperança no coração, dirijo-me a vocês para comunicar um evento de suma importância na vida eclesial de nossa Igreja: o 2º Congresso Eucarístico Internacional, que acontecerá em Roma, unindo o clero de todo o mundo em torno do mistério sublime da Eucaristia. Este evento é uma oportunidade singular de testemunharmos, como Igreja universal, a força da comunhão e o poder transformador do Corpo e Sangue de Cristo em nossas vidas e no mundo.

Toda a nossa Arquidiocese de Aparecida estará representada neste grandioso encontro, reafirmando nosso compromisso com a unidade e a missão da Igreja. Antes de partirmos para Roma, teremos em nossa casa um momento de grande espiritualidade e envio.

Assim, convido todos os membros do clero – bispos auxiliares, padres, diáconos, seminaristas e leigos comprometidos com nossa Igreja – para participarem da Missa de Envio, que acontecerá no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 19h30. Esta celebração será um marco de nossa caminhada conjunta e de nossa unidade como arquidiocese. A participação de todos é essencial, salvo justificativas realmente plausíveis.

Durante nossa estada em Roma, ficaremos hospedados no edifício que leva o nome de nossa querida Aparecida, um local preparado com zelo para acolher todos nós. Destaco, ainda, alguns momentos de fundamental importância:

Missa de Abertura do Congresso: No dia 17 de janeiro, às 20h, na Basílica de São Pedro, celebrada pelo Vigário Geral da Diocese de Roma, Dom Guilherme Augusto. Nesta ocasião, terei a honra de receber o pálio, como Decano do Colégio Cardinalício e Arcebispo de Aparecida. Todos devem estar presentes.

Santo Terço na Basílica de São Pedro: No dia 18 de janeiro, às 18h, presidirei este momento de oração. A presença é recomendada, mas não obrigatória.

Missa Arquidiocesana em Roma: No dia 18 de janeiro, às 18h45, em uma paróquia de Roma a ser informada, celebraremos juntos, como Arquidiocese de Aparecida. Nesta ocasião, entregarei as insígnias de Monsenhor ao querido Rhyan Lefebvre. A participação de todos é obrigatória.

Angelus e Palestra na Basílica de São Pedro: No dia 19 de janeiro, às 18h, rezaremos o Angelus e, em seguida, proferirei uma palestra. A presença é recomendada, mas não obrigatória.

Missa de Encerramento do Congresso: No dia 19 de janeiro, às 18h, também na Basílica de São Pedro, presidida por Dom Antônio Cardeal Giuseppe. Todos devem estar presentes.

Outras celebrações ocorrerão nos dias 17, 18 e 19. Recomendo que todos confiram o cronograma completo e garantam sua presença nas celebrações obrigatórias. Caso algum membro do clero deseje celebrar missas em Roma, que entre em contato comigo para organizar os detalhes e garantir que nenhuma celebração coincida com os eventos do cronograma oficial.

Amados irmãos, este Congresso é uma oportunidade de vivermos profundamente a unidade da Igreja, renovarmos nosso amor pela Eucaristia e testemunharmos a riqueza de nossa fé. Conto com a presença de todos para fazermos deste evento um verdadeiro momento de graça e renovação espiritual. Confiemos nossa jornada à intercessão da Mãe Aparecida e que o Espírito Santo nos ilumine e conduza em todos os momentos.

Dado e passado na Cúria Arquidiocesana de Aparecida, aos doze dias de janeiro do ano de Nosso Senhor de dois mil e vinte e cinco.

 ✠ Dom Ginaldo Emanoel Cardeal Silva
Cardeal Arcebispo de Aparecida


Documento devidamente arquivado e publicado pelo
Chanceler do Bispado, Padre Enzo Gabriel.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem